Infraestrutura

hospital_de_clinicas_ufpr

O curso de pós-graduação em medicina materno-fetal utiliza a infra-estrutura da Maternidade do Hospital de Clínicas da UFPR e da Universidade Federal do Paraná.

O Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná estabeleceu-se oficialmente em 1972. Ele é composto atualmente por cerca de 40 professores e por ele passam anualmente 30 residentes de Ginecologia e Obstetrícia e mais de 200 alunos de graduação do curso de medicina. O Departamento é referência para Gestações de Alto Risco e dessa forma imprime seus conceitos e condutas numa parcela significativa dos médicos que atuam no Paraná. A Maternidade da Universidade Federal do Paraná realiza cerca de 2.000 partos por ano e mensalmente é atendido um número semelhante de pacientes em seus ambulatórios de Obstetrícia. O Departamento conta ainda com um Serviço de Ecografia em Ginecologia e Obstetrícia onde são realizados cerca de 600 exames/mês.

O Serviço de Ecografia dispõe de 2 aparelhos de ultrassonografia. Um deles é um equipamento Medison V10 e o outro é um Acuson X 300 da Siemens, ambos utilizados pelos alunos da pós-graduação. Além disso a Maternidade dispõe de salas de aula com equipamentos multimídia para o conteúdo teórico do curso.


Biblioteca

biblioteca_ufpr

O Sistema de Bibliotecas da UFPR (SIBI/UFPR) é composto por quinze bibliotecas: uma sede administrativa (Biblioteca Central), treze bibliotecas universitárias e uma de ensino médio e profissionalizante. As bibliotecas estão distribuídas em diferentes áreas geográficas no estado do Paraná, sendo doze no Município de Curitiba, uma em Palotina, uma em Pontal do Paraná e uma Matinhos.

O acervo do Sistema de Bibliotecas da UFPR, segundo relatório de 2011, é de 369.437 títulos, 548.802 exemplares, 44.924 de outros materiais (CD-ROM, DVD, Fitas de vídeo e cassete, folhetos, mapas, testes psicológicos, partituras, slides, filmes, gravuras, apostilas, fotografias) e 24.279 periódicos. A coleção de Periódicos é formada por títulos impressos e online. Os periódicos impressos retrospectivos e correntes são recebidos através de assinaturas e do serviço de doação e permuta entre instituições nacionais e estrangeiras, totalizando 24.279 títulos.

Base de dados e fontes bibliográficas online: são disponibilizados via Portal de Periódicos da CAPES, acessados em toda a UFPR e via proxy da universidade através de conexão doméstica usando como senha o e-mail do aluno com a extensão @ufpr.

Por último, a UFPR dispõe da licença de utilização do software UpToDate, ferramenta de atualização médica baseada em evidencias clinicas que proporciona ao médico/profissional da saúde uma resposta a sua duvida clinica na hora e momento do tratamento do paciente.