Informações

Medicina Fetal ou Materno-Fetal, o que é?

Informações Gerais
02/09/2016 | 5001 Visualizações |

Medicina Fetal
Entenda o que é medicina fetal ou materno-fetal

Especialistas em Medicina Materno-Fetal ou Medicina Fetal, são médicos habituados a cuidar de gestações de alto risco. Atuam em casos aonde aparecem situações que não fazem parte da rotina. Para as futuras mães com doenças crônicas, nós trabalhamos em conjunto com especialistas de outras áreas. O objetivo desta interação é tentar manter a mãe o mais saudável possível durante a gestação. A a gestação modifica o organismo materno enquanto o bebê se desenvolve e por isso um conhecimento específico é necessário.

Nós também cuidamos de problemas inesperados, como o trabalho de parto prematuro, sangramentos ou o aumento da pressão arterial. Em alguns casos, quando o bebê apresenta algum problema nós também fazemos parte da assistência. Se alguma malformação for detectada no pré-natal, nós podemos iniciar o tratamento antes do nascimento. Podemos monitorar o bem estar do bebê, fazer transfusões sanguíneas e até cirurgias com o bebê ainda dentro do útero.

Como obtenho o título de especialista em Medicina Fetal?

No Brasil, para obter o título de atuação em Medicina Fetal, é necessário inicialmente realizar a residência (especialização) em Ginecologia e Obstetrícia. Após realização da residência o médico poderá optar por fazer uma nova especialização em Medicina Fetal. O treinamento incluí atividades relacionadas ao tratamento clínico da paciente, a realização de exames de ultrassonografia especializados e procedimentos de alta complexidade para a mamãe e o bebê. Para poder anunciar o título de habilitação em Medicina Fetal é necessário realizar a uma residência médica específica ou fazer  a prova de habilitação. Atualmente esta prova é realizada pela Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

O Curso de Especialização em Medicina Materno-Fetal da UFPR

O Curso de Especialização em Medicina Materno-Fetal da Universidade Federal do Paraná foi criado em função da demanda crescente por este tipo de especialista em centros terciários. Maiores informações sobre a estrutura curricular, docentes envolvidos e outras características do curso podem ser encontradas neste site.