Informações

Editoração de Teses e Monografias

Utilidades
12/10/2016 | 423 Visualizações |

Com o objetivo de auxiliar os alunos do curso de especialização em Medicina Materno-Fetal e da Pós-Graduação em Tocoginecologia a editarem a sua tese, seguem aqui alguns arquivos e vídeos interessantes para compartilhar com vocês algumas dicas de como usar o Word com alguns recursos mais avançados, facilitando assim a editoração do texto da tese:

Arquivo Modelo de Tese ou Dissertação (baixar arquivo)

Este é um pequeno arquivo do Word que já traz a formatação da tese segundo a determinação da Universidade Federal do Paraná. É interessante que você baixe este arquivo e faça modificações diretamente nele. ATENÇÃO: antes de fazer qualquer modificação veja os vídeos explicando como a editoração deste arquivo deve ser feita.

Abrindo e Salvando a Tese ou Dissertação

Aqui algumas dicas iniciais, em especial como você poderá criar um sistema aonde será possível ter todas as versões da tese, conforme você for trabalhando nela. Este é um recurso importante pois permitirá que, caso ocorra algum desastre, você possa voltar a versão anterior da tese.

Ajustando os Elementos Pré-Textuais

Aprenda rapidamente quais elementos pré-textuais devem ser editados na sua tese ou dissertação. Boa parte destes elementos já está ajustada para uma tese de mestrado. Caso você esteja preparando uma monografia ou dissertação, basta alterar de “Tese de Mestrado” para “Dissertação” ou “Monografia”.

Escrevendo o Texto da Tese

Uma questão muito importante durante a edição do texto são os parágrafos. O Word trabalha com “estilos de parágrafos”. Esta função deve ser extensamente explorada durante a formatação do texto da tese pois facilita bastante a editoração da mesma. Todos os parágrafos escritos com o estilo A terão a mesma formatação e o mesmo irá acontecer com os parágrafos escritos com o estilo B.

Copiando e Colando Texto

Copiar e colar pode parecer simples (CTRL+C / CTRL+V), mas este método pode copiar, além do texto, a formatação do mesmo. Dessa forma você irá bagunçar a sua tese. A melhor maneira de fazer isso é colando o texto sem formatação. Não estou aqui estimulando ninguém a copiar o trabalho de terceiros, mas essa e uma ferramenta útil para copiar nossos textos escritos em outros documentos. Este pequeno vídeo explica como fazer isso sem bagunçar a sua formatação.

Como colocar as referências bibliográficas

Colocar as referências e gerenciar elas muitas vezes é bastante complexo. Por isso vamos utilizar um programa que gerencia referências chamado Mendeley. No vídeo abaixo você tem uma breve explicação de como integrar o Mendeley com a sua tese de mestrado no Word. Para que não tem o Mendeley e gostaria de um tutorial mais completo veja este link.